Economia

Corte orçamentário "ameaça" capacidade do Pentágono de cumprir sua missão

"Que fique claro, esta incerteza ameaça nossa capacidade de cumprir de forma eficaz o conjunto de nossas missões", declarou o novo chefe do Pentágono, Chuck Hagel

Agência France-Presse
postado em 01/03/2013 18:16

Washington - Os cortes orçamentários automáticos que afetarão os gastos em defesa dos Estados Unidos a partir desta sexta-feira (1;/3) à noite "ameaçam" a capacidade do Pentágono de realizar sua missão, alertou o secretário de Defesa, Chuck Hagel.

"Que fique claro, esta incerteza ameaça nossa capacidade de cumprir de forma eficaz o conjunto de nossas missões", declarou o novo chefe do Pentágono, cujo orçamento será reduzido em cerca de 8% nos próximos sete meses de exercício fiscal.

Enquanto seu predecessor, Leon Panetta, não hesitava em afirmar que o sistema que prevê os cortes automáticos por falta de um acordo no Congresso era um "mecanismo do fim do mundo", Hagel se mostrou mais cauteloso dois dias depois de assumir suas funções e se limitou a listar as consequências práticas dos cortes.

[SAIBAMAIS]A Marinha deixará, pouco a pouco, seus aviões em terra, a partir de abril, a Força Aérea reduzirá suas horas de voo, o exército reduzirá seu treinamento para as unidades que não estejam mobilizadas no Afeganistão, disse.

"Ainda esse mês, prevemos notificar milhares de funcionários civis que sofrerão desemprego parcial", acrescentou Hagel.

Segundo o subsecretário de Defesa, Ash Carter, os cerca de 800.000 funcionários civis que trabalham para o Departamento de Defesa terão uma redução de 20% de seu salário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação