Economia

Governo quer ampliar tecnologia 4G antes mesmo da Copa das Confederações

Segundo o ministro das comunicações, R$ 100 bilhões devem ser investidos em infraestrutura no setor nos próximos 10 anos

postado em 06/03/2013 19:59
O governo prevê investimentos de cerca de R$ 100 bilhões em infraestrutura no setor de telecomunicações nos próximos 10 anos, para ampliar o acesso a banda larga no Brasil. A informação é do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que esteve no lançamento da primeira antena 4G sustentável do país, em Brasília. O programa inclui parcerias com o setor privado e financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

;Nós financiamos máquinas e equipamentos, podemos também financiar infraestrutura de telecom. Não vamos dar dinheiro. Isso vai ser feito por meio de empréstimo;, afirmou Bernardo. De acordo com o ministro, o plano - ainda em fase de estudo - foi pedido da presidente Dilma Rousseff, para expandir a internet banda larga para todo país. Outra medida em estudo é a ampliação da tecnologia 4G, antes da Copa das Conferedações, já em junho.

Ainda segundo Paulo Bernardo, os bens adquiridos pelas concessionárias de telefonia fixa na época da privatização da Telebras - que devem ser devolvidos até 2025, poderão ser trocados por investimentos no setor. Contudo, o ministro deixou claro que ainda não existe decisão sobre a questão. ;Uma coisa é estarmos discutindo. Outra coisa é o governo decidir isso. Tem de ter muita prudência. A presidenta, que em última instância vai bater o martelo, ainda não tem concordância em relação a isso; ressaltou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação