Rosana Hessel
postado em 10/03/2013 07:00
A facilidade de ir à loja fazer compras sem sair de casa pode virar uma dor de cabeça para o consumidor mais desatento. A cada 100 compras realizadas pela internet, cerca de três sofrem alguma tentativa de fraude, segundo levantamento feito pela empresa de segurança na web Fcontrol com 4 mil estabelecimentos comerciais virtuais. O número representa um aumento de 43% nas ações para enganar consumidores em 2012, em comparação com o ano anterior. É mais que o dobro do que cresceu o faturamento do setor, que teve alta estimada entre 14% e 20% no ano passado, segundo estudos de consultorias.
O valor dos golpes também cresceu. Saltou 24% no ano passado e está acima da média das compras tradicionais. ;O tíquete médio das fraudes, em 2012, foi de R$ 898,93 contra R$ 405,24 das transações consideradas boas. No ano anterior, esse valor foi de R$ 720,02 contra R$ 341,30 da média das operações confiáveis;, revela o diretor da Fcontrol, Marcelo Teodoro. No entanto, o executivo observa que o percentual de negócios que efetivamente deram prejuízo aos clientes se manteve estável na comparação anual: 0,4% do total.