Economia

Aneel autoriza operação de mais uma turbina da Usina Santo Antônio

Com a entrada em operação da terceira turbina da Casa de Força 2, a usina contabiliza 11 unidades em funcionamento, alcançando uma potência de 783 megawatts (MW)

postado em 12/03/2013 14:32
Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Usina Hidrelétrica Santo Antônio a ter, a partir desta terça-feira (12/3), mais uma turbina operando comercialmente. Com a entrada em operação da terceira turbina da Casa de Força 2, a usina contabiliza 11 unidades em funcionamento, alcançando uma potência de 783 megawatts (MW) ; energia suficiente para abastecer mais de 3 milhões de residências. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (12/3).

[SAIBAMAIS]Mais 16 turbinas entrarão em operação comercial até o final de 2013, totalizando 27 unidades geradoras. Isso corresponderá a mais de 60% da capacidade total (3.150 MW), prevista para ser atingida em novembro de 2015. Segundo a empresa Santo Antônio S.A., responsável pela construção e pela operação da usina, a energia será suficiente para atender a uma demanda de 40 milhões de pessoas.

Leia mais notícias em Economia

A operação comercial da usina começou em março de 2012, nove meses antes do previsto no cronograma original. O total estimado de investimentos é R$ 16 bilhões. Do total, R$ 1,6 bilhão terão como destino ações socioambientais. Santo Antônio está localizada no Rio Madeira, em Porto Velho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação