Publicidade

Correio Braziliense

STF considera inconstitucional ICMS na cobrança de impostos na importação

Governo pode ter que devolver o que foi pago pelas empresas


postado em 21/03/2013 06:05 / atualizado em 21/03/2013 08:29

A então ministra Ellen Gracie julgou contra a União, em 2010. Ontem, nove ministros acompanharam o voto dela(foto: Paulo de Araújo/CB/D.A Press - 27/4/11)
A então ministra Ellen Gracie julgou contra a União, em 2010. Ontem, nove ministros acompanharam o voto dela (foto: Paulo de Araújo/CB/D.A Press - 27/4/11)

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a lei federal que prevê a inclusão do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins na importação de bens e serviços. A decisão pode representar um rombo bilionário para os cofres públicos, caso os ministros determinem que seja retroativa. Só no período entre 2006 e 2010, o valor arrecadado pela União foi de R$ 34 bilhões.

Leia mais notícias em Economia

Em plenário, os ministros rejeitaram por unanimidade um recurso da União contra decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, que já havia considerado a tributação irregular.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade