Jornal Correio Braziliense

Economia

Banco Central assina contrato de parceria técnica com o Ibre-FGV

A iniciativa busca estender ao setor de serviços o conceito de utilização de capacidade instalada (UCI) aplicado nas pesquisas do setor industrial, com vistas a interpretar a dinâmica dos meios de produção

O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (21/3) que assinou contrato de parceria técnica com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) para aperfeiçoar o sistema brasileiro de sondagens de tendência econômica.

De acordo com informe do BC, a iniciativa busca estender ao setor de serviços o conceito de utilização de capacidade instalada (UCI) aplicado nas pesquisas do setor industrial, com vistas a interpretar a dinâmica dos meios de produção.



O BC acredita que a criação do indicador contribuirá para aumentar a capacidade de análise e de previsibilidade das variações de preços do setor de serviços. Estratégia essencial para o aprimoramento da qualidade das informações que subsidiam a gestão da política monetária.

Pelos cálculos do Banco Central e do Ibre-FGV, os primeiros resultados da parceria só devem aparecer no final do ano que vem.