Economia

Mudança do BNDES não tem efeito sobre desembolsos da instituição

Luciano Coutinho, presidente do BNDES, explicou que os papéis do banco sempre foram cotados tendo como base o risco soberano do Brasill

postado em 21/03/2013 19:54
Rio de Janeiro - O rebaixamento das notas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciado na quarta-feira (20/3) pela agência classificadora de risco internacional Moody;s, não terá nenhuma repercussão sobre os desembolsos da instituição, assegurou nesta quinta-feira (21/3) o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. ;Nenhum reflexo sobre desembolso. O banco está capitalizado, está tranquilo. Não houve impacto no mercado em relação ao retorno dos papéis do banco lá fora;, disse.



A agência Moody;s diminuiu a nota de risco de longo prazo do BNDES, de sua subsidiária BNDES Participações e da Caixa Econômica Federal de A3 para Baa2, ambos com perspectiva estável, em razão da participação das instituições nas políticas anticíclicas do governo brasileiro. Isso gerou um ;significativo aumento; nos empréstimos, segundo a Moody;s.

Coutinho explicou que os papéis do banco sempre foram cotados tendo como base o risco soberano do Brasil. ;Essa empresa específica é que havia aumentado a graduação, enquanto todo o mercado classificador de risco sempre tinha dado uma graduação igual ao do risco soberano. Então, não houve impacto;.

Na avaliação do BNDES, a instituição permanece classificada como ;grau de investimento;, o que significa um nível elevado de segurança para o investidor externo. O patrimônio líquido do banco, da ordem de R$ 55 bilhões, corresponde a duas vezes e meia suas obrigações externas, estimadas em R$ 20 bilhões, informou o banco, por meio de sua assessoria de imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação