Economia

Fed pede a Citigroup para endurecer controle sobre lavagem de dinheiro

Esta decisão foi tomada depois que as autoridades reguladoras verificaram "deficiências no cumprimento do programa de respeito à lei contra a lavagem de dinheiro e à lei sobre o segredo bancário" no Citibank

Agência France-Presse
postado em 26/03/2013 17:02
Washington - As autoridades americanas exigiram nesta terça-feira (26/3) que o Citigroup endureça seu controle contra a lavagem de dinheiro, após a constatação de "deficiências", principalmente em sua filial mexicana.

O Federal Reserve (Fed) americano publicou em seu site uma ordem, sujeita a aceitação do Citigroup, para que adote uma série de medidas para melhorar e fortalecer seus controles contra a lavagem de dinheiro.



Esta decisão foi tomada depois que as autoridades reguladoras verificaram "deficiências no cumprimento do programa de respeito à lei contra a lavagem de dinheiro e à lei sobre o segredo bancário" no Citibank, pertencente ao Citigroup, e no Banamex USA, banco para empresas e indivíduos que têm negócios nos Estados Unidos e no México, indicou o Federal Reserve.

O Fed, que não especificou os detalhes dos problemas detectados pela reguladora, criticou o Citigroup por não possuir "um sistema eficaz de controle interno para fiscalizar as atividades de suas filiais".

Em julho, um relatório de investigação do Senado americano acusou a subsidiária nos Estados Unidos do banco britânico HSBC de ter verificado de forma "insuficiente" mais de 670.000 milhões de fundos provenientes do México, apesar das suspeitas de lavagem de dinheiro do narcotráfico.

O HSBC, que o Senado acusa de ter realizado transações bancárias proibidas com o Irã, entre outras práticas ilícitas, pediu desculpas publicamente e concordou em pagar uma multa recorde de 1,9 bilhão de dólares para encerrar os processos por cumplicidade na lavagem de dinheiro para o benefício de traficantes, terroristas e do Irã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação