Economia

Espanha revisa seu déficit de 2012 de 6,7% a 6,98% do PIB

Contabilizando a ajuda recebida para resgatar o setor bancário do país, esta cifra encostava nos 10%, mas Bruxelas não contabiliza esse empréstimo para colocar em andamento os procedimentos de déficit excessivo

Agência France-Presse
postado em 27/03/2013 12:14
Madri - A Espanha revisou nesta quarta-feira (27/3) a cifra do déficit público de 2012 de 6,7%, publicado no mês passado, a 6,98%, "devido à mudança metodológica determinada pelo Eurostat", o organismo estatístico da União Europeia, indicou o governo.

Esta mudança, que contabiliza somas devolvidas aos contribuintes, gerará uma revisão do conjunto das cifras publicadas desde 1995 e será adotada como norma no futuro, indica o ministério da Fazenda em um comunicado. Em 2011, a quarta economia da zona euro registrou um déficit de 9,4%, segundo o antigo método de cálculo.



Até agora, as devoluções dos impostos eram aprovadas pela administração fiscal, mas agora, com a nova normativa da Eurostat, o método do cálculo vai mudar. A Espanha, imersa em uma política de austeridade sem precedentes para reduzir seu déficit até 3% do PIB exigido pela UE, anunciou no final de fevereiro que só havia baixado a 6,7% do PIB.

Contabilizando a ajuda recebida para resgatar o setor bancário do país, esta cifra encostava nos 10%, mas Bruxelas não contabiliza esse empréstimo para colocar em andamento os procedimentos de déficit excessivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação