postado em 02/04/2013 20:29
O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB/AL), fez pronunciamento em rede nacional na noite desta terça-feira (02/04) para comentar a promulgação da lei que garante direitos para os trabalhadores domésticos. O senador afirmou que gosta de chamar a nova lei como "Emenda Constitucional da Igualdade". "O Brasil está assumindo a igualdade", declarou.
Renan frisou que a nova lei vai benefeciar cerca de sete milhões de brasileiros, sendo que desses 97% são mulheres. "São mulheres que deixam suas casas para cuidar das nossas casas. Deixam de cuidar de seus filhos para cuidar dos nossos", afirmou. "Mostramos (com a lei) que estamos dispostos a atuar cada vez mais em sintonia com a sociedade."
O senador frisou que os benefícios (44 horas semanais de trabalho, seguro-desemprego , hora extra, salário compatível) vão gerar custos aos empregadores, mas que são necessários para garantir os mesmos direitos a todos trabalhadores. "Assim como a liberdade tem um preço, a igualdade também tem um preço."
Por fim, Calheiros disse que esse é uma processo que começou há 125 anos com a lei Aúrea e só foi encerrado agora.