Economia

Sistema bancário brasileiro pode suportar efeitos de choques adversos

A conclusão faz parte do Relatório de Estabilidade Financeira, referente ao segundo semestre de 2012

postado em 03/04/2013 15:08
O sistema bancário brasileiro tem capacidade para suportar eventuais efeitos de choques adversos, mesmo em cenário de extrema deterioração das condições econômicas no país. A conclusão faz parte do Relatório de Estabilidade Financeira, referente ao segundo semestre de 2012, divulgado nesta quarta-feira (3/4) pelo Banco Central (BC).

Os ;testes de estresse;, feitos pelo BC para avaliar a capacidade de resistência dos bancos em caso de crise, indicam que o capital regulamentar dos bancos permaneceria ;confortável; em todos os cenários analisados, inclusive em caso de choque abrupto ou extrema deterioração da economia durante um ano.

De acordo com o diretor de Fiscalização, Anthero Meirelles, as provisões (recursos reservados para cobrir prejuízos) do sistema financeiro estão em patamares ;bastante confortáveis;, acima da inadimplência. Para cada R$ 1 de inadimplência, os bancos têm R$ 1,6 de provisão.



Meirelles disse ainda que não há possibilidade de contaminação do sistema financeiro nacional por crises em bancos no exterior. ;Pode ter impacto por outros canais, como comércio;, disse.

De acordo com o diretor, os bancos brasileiros têm baixa dependência de fontes de recursos externos. Além disso, os bancos estrangeiros que se instalam no Brasil não podem captar recursos no país para transferir para o exterior. ;Temos regras prudenciais bastante estritas que protegem mesmo os bancos estrangeiros. Nosso sistema financeiro não só não é canal de transmissão de problemas, mas é também elemento de proteção. Os bancos, para se instalarem no Brasil, tem que se instalar como subsidiária integral;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação