Economia

Candidados de Brasil e México avançam na seleção para diretor da OMC

Com a exclusão da ministra de Comércio Exterior da Costa Rica, Anabel González, e dos candidatos de Quênia, Gana e Jordânia, os cinco ainda na disputa são os candidatos de México, Brasil, Indonésia, Coreia do Sul e Nova Zelândia

Agência France-Presse
postado em 12/04/2013 10:25
Genebra - Os candidatos de Brasil e México ao posto de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) superaram a primeira fase de seleção, deixando para trás a candidata da Costa Rica, declarou o embaixador queniano perante esta entidade.

[SAIBAMAIS]"Tivemos uma reunião com a troica, que nos informou sobre o resultado das consultas", declarou Antony Andanje em referência aos funcionários da OMC que coordenam o processo de seleção do diretor-geral. "Nos disseram que os candidatos de Gana, Costa Rica, Quênia e Jordânia são os que conseguiram menor apoio" por parte dos 158 países-membros da OMC, acrescentou.



Com a exclusão da ministra de Comércio Exterior da Costa Rica, Anabel González, e dos candidatos de Quênia, Gana e Jordânia, os cinco ainda na disputa são os candidatos de México, Brasil, Indonésia, Coreia do Sul e Nova Zelândia.

Nove candidatos se apresentaram para suceder o francês Pascal Lamy, que deixará seu posto no fim de agosto. O novo diretor deve ser nomeado no final de maio.

O candidato brasileiro é Roberto Azevedo, o representante permanente do país na OMC, e o mexicano é o ex-secretário de Comércio Herminio Blanco.

Nos próximos dias terá início uma segunda etapa na seleção, durante a qual deverão ser excluídos três dos cinco candidatos, restando dois na última fase.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação