Jornal Correio Braziliense

Economia

EUA aprovam entrada do Japão em negociações de acordo transpacífico

Segundo as regras do grupo que negocia o TPP, as 11 nações envolvidas no tratado devem aprovar a participação do Japão

Washington - Os Estados Unidos autorizaram nesta sexta-feira (12/4) o Japão a entrar nas negociações para alcançar um acordo comercial transpacífico, um pacto que alcançará 40% da economia global.

Os dois países anunciaram um acordo para que o Japão se integre ao grupo de 11 nações que negociam este pacto, impulsionado pelos Estados Unidos e conhecido como TPP, e que conta com a rejeição dos agricultores japoneses e da oposição de alguns industriais americanos.



"Quero efetivar nossa participação nas negociações rapidamente para que possamos ter um papel importante na definição das regras" do pacto, afirmou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em Tóquio.

"A entrada do Japão nesta importante iniciativa para a região Ásia-Pacífico ajudará a trazer importantes benefícios econômicos para Estados Unidos, Japão e para a região Ásia-Pacífico", afirmou o representante interino de Comércio Exterior americano, Demetrios Marant.

Segundo as regras do grupo que negocia o TPP, as 11 nações envolvidas no tratado devem aprovar a participação do Japão. México, Chile e Peru integram, pela América Latina, o grupo de nações que buscam o TPP.