Agência France-Presse
postado em 12/04/2013 18:29
[FOTO1]Washington - O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou à Receita americana uma renda de mais de 600 mil dólares em 2012 e pagou 18,4% de impostos, informou a Casa Branca nesta sexta-feira (12/4). O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que o presidente apoia o princípio de uma taxação mínima de 30% para os mais ricos e que Obama espera que o projeto seja aprovado no Legislativo.Dois terços dos 608,611 mil dólares declarados por Obama e por sua mulher, a primeira-dama Michelle, provêm do salário de presidente, estabelecido por lei em pouco menos de 400 mil dólares ao ano. Já o restante corresponde aos direitos autorais dos livros escritos pelo presidente. Esse total representou uma queda significativa em relação a 2011, quando o casal declarou renda de cerca de 800 mil dólares.
Obama e Michelle também pagaram cerca de 30 mil dólares em impostos locais em Illinois (norte dos EUA), onde ainda mantêm uma casa. Além disso, em 2012, doaram 150 mil dólares, um quarto de sua renda, para obras de caridade, acrescentou Carney. O porta-voz da Casa Branca destacou que o presidente Obama está empenhado em promover a chamada "regra Buffett", com um imposto mínimo de 30% para os contribuintes que ganham mais de um milhão de dólares ao ano.
O projeto tem esse nome em referência ao magnata Warren Buffett, famoso por dizer que pagou menos imposto do que sua secretária. O texto foi rejeitado pelo Congresso, onde os republicanos, que controlam a Câmara de Representantes, opõem-se a uma maior tributação.