Economia

Quadro econômico internacional incerto preocupa bancos da América do Sul

Para os bancos, é importante manter atenção ao crescimento da liquidez externa decorrente de medidas de estímulo monetário em economias avançadas

postado em 12/04/2013 19:19
Rio de Janeiro - Os presidentes de dez bancos centrais (BCs) da América do Sul, reunidos nesta sexta-feira (12/4), na capital fluminense, divulgaram comunicado conjunto ao fim do encontro, no qual avaliam que em um quadro econômico internacional ;ainda incerto e delicado;, é importante manter atenção especial ao crescimento da liquidez externa decorrente de medidas de estímulo monetário em economias avançadas, como a do Japão e a dos Estados Unidos.

Essa atenção especial se justifica, de acordo com o comunicado, devido ;aos possíveis efeitos [dessas medidas de expansão monetária] sobre as taxas de câmbio e a estabilidade financeira das economias emergentes;.

Os presidentes dos BCs externaram que seus países têm ;logrado evitar uma deterioração das condições econômicas;. Eles esperam que, este ano, as economias de seus países apresentem uma ;melhora de seu crescimento médio;.



A inflação também foi objeto de discussão durante a 25; Reunião de Presidentes de Bancos Centrais da América do Sul. Segundo eles, embora a inflação esteja sob controle, ela ;requer vigilância permanente;, em razão, principalmente, de choques externos.

Na próxima reunião, programada para outubro deste ano, na Bolívia, deverão ser apresentados estudos sobre a evolução dos preços dos ativos e sobre critérios para avaliação do comportamento do crédito, a cargo, respectivamente, dos bancos centrais do Chile e da Colômbia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação