Economia

Reservas brasileiras de gás não convencional podem superar as do pré-sal

A diretora-geral teve o cuidado, porém, de ressaltar que as perspectivas se baseiam apenas em estimativas preliminares, porque não há estudos detalhados sobre o assunto

postado em 15/04/2013 17:48
Rio de Janeiro - As reservas brasileiras de gás não convencional podem ser maiores do que os volumes das reservas de gás natural existentes nos campos do pré-sal da Bacia de Santos. A possibilidade foi admitida nesta segunda-feira (15/4) pela diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, ao falar para um grupo de empresários sobre a rodada de licitação que a agência reguladora vai realizar em outubro envolvendo apenas blocos com potencial para exploração de gás.

O gás não convencional é extraído de rochas, como o xisto Ao expor dados fornecidos pela Energy Information Administration (EIA), do Departamento de Energia do governo dos Estados Unidos, Magda levou em conta exercício que aponta para a equivalência de 30 trilhões de pés cúbico (tcf) de gás para 1.196 quilômetros cúbicos de rocha. A partir do estudo, a ANP correlacionou as estimativas levando em conta a possibilidade da existência de 64 tcf na Bacia do Parnaíba, 124 tcf na dos Parecis, 20 tcf na do Recôncavo; além de 80 tcf na Bacia do São Francisco. Cada unidade de tcf equivale a 30 bilhões de metros cúbicos de gás.

A diretora-geral teve o cuidado, porém, de ressaltar que as perspectivas se baseiam apenas em estimativas preliminares, porque não há estudos detalhados sobre o assunto. ;Trata-se apenas de um exercício;, disse.



Com base na iniciativa da OGX, que construiu um complexo termelétrico no Maranhão para aproveitar os 3,5 milhões de metros cúbicos diários de gás natural que a empresa vem produzindo na Bacia Pará-Maranhão, a diretora-geral da ANP disse que a agência vai disponibilizar na rodada de gás as localizações das linhas de transmissão, de modo a que a experiência possa vir a ser seguida por outros produtores.

;Na 12; Rodada, a ANP vai indicar para os investidores o trajeto das linhas de transmissão existentes, de modo a que, se necessário, a experiência possa ser seguida. Essa é uma orientação da própria presidenta [Dilma Rousseff]. E nós estamos aplaudindo a iniciativa da OGX;, disse.

As declarações da diretora Magda Chambriard foram dadas no Copacabana Palace, zona sul do Rio de Janeiro, em evento organizado pelo Lide-Rio ; Grupo de Líderes Empresariais, com o objetivo de discutir a 11; Rodada de Licitação e o pré-sal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação