Economia

Claro terá 4G sobre 90% da área de cidades da Copa das Confederações

O serviço será disponibilizado em dez cidades %u2013 seis sedes da Copa e em mais cinco cidades onde o trabalho de implantação do sistema está avançado

postado em 16/04/2013 13:25
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ressaltou que o Brasil está garantindo uma tecnologia nova
A cobertura de serviços de telefonia móvel de quarta geração (4G) foi inaugurada comercialmente nesta terça-feira (16/4/) no Distrito Federal e em dez cidades. A empresa de telefonia Claro oferecerá uma cobertura de 90% nas cidades-sede da Copa das Confederações, superando a meta do governo de oferta do serviço em pelo menos 50% da área das sedes do torneio. Em coletiva, o presidente da operadora no Brasil, Carlos Zenteno, afirmou que já foram investidos R$ 510 milhões para a primeira etapa de oferta de serviços 4G no país.

[SAIBAMAIS]O serviço será disponibilizado em dez cidades ; seis sedes da Copa e em mais cinco cidades onde o trabalho de implantação do sistema está avançado. No total será gasto R$ 1,1 bilhão em infraestrutura. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ressaltou que o Brasil está garantindo uma tecnologia nova, que não existia inclusive em aparelhos celulares durante as olimpíadas de Londres, realizada no ano passado.



A rede começa a ser oferecida a partir de hoje, com serviços para videoconferências, jogos online, donwload de arquivos, entre outros. Segundo Paulo Bernardo, num primeiro momento, os preços são mais caros, mas a tendência é que, com o aumento na procura pelo 4G, esses valores caiam. Além disso, de acordo com o ministro, a rede 3G também será beneficiada, à medida que o sistema seja descongestionado.

Além dele, participaram do evento o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende.

Com informações de Sílvio Ribas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação