Economia

Fusão entre Ponto Frio e Casas Bahia obriga novo grupo a vender 74 lojas

Cade aprovou com restrições, nesta quarta-feira (17/4), a fusão entre as redes Ponto Frio e Casas Bahia, aprovada em 2009. Essa operação resulta na criação da maior empresa de varejo do Brasil, a Via Varejo

postado em 17/04/2013 17:48

O Conselho Administrativo de Defesa Ecônomia (Cade) aprovou, com restrições, nesta quarta-feira (17/4), a fusão entre as redes Ponto Frio e Casas Bahia, anunciada em 2009. Essa aprovação só foi possível após um acordo em que as empresas aceitaram vender 74 lojas do novo grupo em em 54 municípios brasileiros.

A operação resulta na criação da maior empresa de varejo do Brasil, a Via Varejo, associação do Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia.

Dos 54 municípios em que as lojas serão vendidas, 25 estão localizados no Estado de São Paulo, 15 no Rio de Janeiro, seis em Minas Gerais, cinco no Distrito Federal, um em Goiás, um no Espírito Santo e um no Mato Grosso.

Essa medida tem o objetivo de garantir a concorrência nesses municípios, já que foi verificado pelo Cade que, juntas, Casas Bahia e Ponto Frio apresentam participação de mercado (varejo de bens duráveis e multiprodutos) superior a 60% .



A fusão entre Casas Bahia e Ponto Frio é decorrente de duas operações notificadas ao Cade em 2009. A primeira trata da aquisição pela Companhia Brasileira de Distribuição , empresa integrante do Grupo Pão de Açúcar, de 70,24% da Globex Utilidades S.A (empresa do Grupo Globex), que atua sob a marca Ponto Frio.

A segunda é referente à associação entre Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia para a integração de seus negócios no setor de varejo de bens duráveis. Após a consolidação de ambas as operações, o Grupo Pão de Açúcar criou a holding Via Varejo para administrar as redes Ponto Frio e Casas Bahia, além da Nova Pontocom, empresa de comércio eletrônico responsável pelas vendas das três marcas na internet.

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