Jornal Correio Braziliense

Economia

As duas empresas mais poderosas do mundo são chinesas, segundo a Forbes

Dois bancos chineses superaram grupo petrolífero norte-americano ExxonMobil

Nova York - Dois bancos chineses ocupam os primeiros lugares da classificação das empresas mais poderosas do mundo publicada nesta quarta-feira (17/4) pela revista norte-americana Forbes, superando o grupo petrolífero norte-americano ExxonMobil.

A empresa de petróleo foi desbancada pelo maior banco chinês, o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC). Outro banco chinês, o China Construction Bank, ficou na segunda posição, subindo 11 lugares em relação à edição anterior desta classificação, segundo a Forbes.



A ExxonMobil ficou em quinto lugar, atrás de outros dois grupos norte-americanos: o banco JPMorgan Chase (terceiro) e o conglomerado industrial General Electric (GE, quarto). A Apple, que disputa lado a lado com a ExxonMobil o maior valor de mercado mundial, ficou em décimo quinto lugar.

O ranking da Forbes se baseia em vários parâmetros como volume de negócios, receita, ativos e valor de mercado. Por país, os EUA continuam dominando a lista, com 543 das 2.000 empresas registradas, 19 a mais que no ano passado. O Japão ocupa o segundo lugar e a China está em terceiro.