Economia

Copom aumenta taxa de juros para 7,5%, depois de 20 meses em baixa

Em decisão dividida, o colegiado optou por endurecer frente a inflação, principalmente depois da piora das expectativas e do aumento de queixas populares.

postado em 17/04/2013 20:03
Depois de 20 meses de juros básicos (Selic) em baixa, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a taxa, que passou de 7,25% ao ano para 7,50%. Em decisão dividida, o colegiado optou por endurecer frente a inflação, principalmente depois da piora das expectativas e do aumento de queixas populares.
|
Nas últimas semanas, o custo de vida se tornou um dos temas mais debatidos no país, tomou conta das ruas e das redes sociais, principalmente após o preço de itens importantes na mesa do brasileiro mais que dobrarem de preço. O tomate, por exemplo, se transformou em símbolo da carestia quando chegou a ser vendido a mais de R$ 9 o quilo, valor superior ao de algumas carnes. Leia mais notícias em Economia Para analistas ouvidos pelo Correio, para que o Banco Central subisse os juros, porém, teve de vencer resistências dentro do governo e obter a autorização da presidente Dilma Rousseff, que até algumas semanas antes da reunião do Copom, criticou uma possível elevação da Selic. Com o movimento de hoje da autoridade monetária, a expectativa é de que a taxa básica seja levada, gradualmente, até 8,50% ao ano até o fim de 2013. Confira a íntegra da nota do comitê: O Copom decidiu elevar a taxa Selic para 7,50% a.a., sem viés, por seis votos a favor e dois votos pela manutenção da taxa Selic em 7,25% a.a. O Comitê avalia que o nível elevado da inflação e a dispersão de aumentos de preços, entre outros fatores, contribuem para que a inflação mostre resistência e ensejam uma resposta da política monetária. Por outro lado, o Copom pondera que incertezas internas e, principalmente, externas cercam o cenário prospectivo para a inflação e recomendam que a política monetária seja administrada com cautela. Votaram pela elevação da taxa Selic para 7,50% a.a. os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques. Votaram pela manutenção da taxa Selic em 7,25% a.a. os seguintes membros do Comitê: Aldo Luiz Mendes e Luiz Awazu Pereira da Silva.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação