Economia

Agência Moody's confirma nota "Aaa" e perspectiva negativa para Alemanha

A Moody's cita a "economia desenvolvida, diversificada e extremamente competitiva do país, assim como uma política macroeconômica do governo orientada há muito tempo para a estabilidade"

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 07:22
Berlim - A agência de classificação financeira Moody;s confirmou nesta quinta-feira (18/4) a nota "Aaa", a melhor possível, atribuída à dívida soberana da Alemanha, assim como a perspectiva negativa. Na quarta-feira (17/4), os boatos de uma redução da nota afetaram as bolsas europeias.

Em um comunicado, a Moody;s cita a "economia desenvolvida, diversificada e extremamente competitiva do país, assim como uma política macroeconômica do governo orientada há muito tempo para a estabilidade". Também destaca que Berlim fez "progressos consideráveis na consolidação das finanças públicas". Em julho, a agência alterou a perspectiva da Alemanha de "estável" para "negativa".


Ao mesmo tempo, os principais institutos de análises econômicas da Alemanha reduziram em dois décimos, a 0,8%, a projeção de crescimento do PIB da Alemanha em 2013, mas acreditam em uma recuperação importante em 2014, a 1,9%. Os quatro institutos - Ifo de Munique, IfW de Kiel, IW de Halle e RWI de Essen - são mais otimistas que o governo e o FMI, que acreditam em um crescimento de 0,4% e 0,6%, respectivamente, para o país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação