Economia

Produção industrial registra crescimento de 52,9 pontos e supera previsão

postado em 18/04/2013 14:30
A produção industrial registrou crescimento em março sobre janeiro, mas esse avanço ficou aquém das expectativas e inferior ao observado no mesmo período nos dois últimos anos. O índice calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado esta manhã (18/4) mostrou evolução de 50 para 52,9 pontos, dentro da escala de 100, na qual a primeira metade registra quedas e a segunda, altas.

O uso da capacidade instalada, por sua vez, ficou estável na casa de 70%. O mesmo levantamento apontou para uma piora nas condições financeiras das empresas em virtude da elevação de custos, particularmente das matérias-primas. "Insatisfeitas com a rentabilidade menor, a tendência é de as empresas adiarem decisões de os investimentos, que são hoje a mola propulsora do crescimento do país", comentou Flávio Castello Branco, gerente executivo do política econômica da CNI.

Segundo o economista, a oscilação nos números de atividades fabril no primeiro trimestre foram frustrantes, sobretudo os de março, mês que normalmente registra reações gerais mais intensas. Para ele, ficou claro que faltou aceleração do consumo e sobrou perdas de condições de competitividade para os produtos nacionais frente aos importados. "Nesse contexto, a expectativa de recuperação este ano continua, mas ainda não há clareza nessa trajetória", sublinhou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação