Economia

Brasil busca relação comercial mais equilibrada e igualitária com Peru

O intercâmbio comercial entre Brasil e Peru foi de 3,7 bilhões de dólares em 2012

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 21:28
Lima - O Brasil busca um equilíbrio na relação comercial com o Peru para dar maior sustentabilidade a um vínculo que considera prioritário para seu comércio futuro com o Pacífico, destacaram nesta quinta-feira funcionários brasileiros em um seminário em Lima.

"Estamos trabalhando para reduzir o desequilíbrio comercial favorável ao Brasil em relação ao Peru", disse o diretor de informação comercial da chancelaria brasileira, Felix Baes Baptista de Faria.

Para tal, uma missão de empresários e funcionários do Brasil chegou ao Peru para promover um aumento das exportações peruanas para o mercado brasileiro. "O atual desequilíbrio comercial entre Peru e Brasil pode gerar problemas estruturais que o governo brasileiro hoje quer começar a prevenir", disse à AFP um funcionário do Itamaraty, que pediu para não ser identificado.

O intercâmbio comercial entre Brasil e Peru foi de 3,7 bilhões de dólares em 2012, com um saldo comercial favorável ao Brasil de 1,127 bilhão. "No primeiro trimestre de 2013 houve uma redução de 15% no superávit brasileiro em relação ao primeiro trimestre de 2012. Observamos que há uma tendência favorável para o equilíbrio", disse Baptista de Faria.



Empresários brasileiros analisam a instalação de suas empresas no mercado peruano visando suas conexões com a Ásia e a perspectiva de que se conclua um Acordo de Livre Comércio Transpacífico. "Na última década se consolidou a migração do comércio do Atlântico para o Pacífico. Brasil e Peru sabem que o melhor que podem fazer no momento é se unir para aproveitar suas oportunidades", destacou o presidente das Câmaras de Comércio do Peru (PeruCámaras), Peter Anders.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação