Economia

Ministro da Fazenda, Guido Mantega, critica o adiamento de mudança no FMI

Ministro acusa EUA de barrarem reformas que valorizam votos de emergentes no Fundo

postado em 21/04/2013 08:09
Washington ; O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acusou ontem os Estados Unidos e os países europeus de agirem contra ;a legitimidade e a credibilidade; do Fundo Monetário Internacional (FMI), ao barrarem a reforma para ampliar o peso político dos países emergentes no organismo multilateral. Pelo segundo dia seguido, ele usou como principal argumento para a sua crítica o adiamento de mudanças no FMI, previstas para serem concluídas em outubro do ano passado.

;O obstáculo para a entrada em vigor da reforma de 2010 foi o atraso na ratificação por parte do Congresso dos Estados Unidos;, afirmou ele durante a sessão plenária do Comitê Monetário e Financeiro (IMFC, na sigla em inglês), principal órgão do Fundo. O ministro insistiu que ;os maiores acionistas da instituição; estariam, ;talvez inconscientemente;, jogando com a confiança externa no Fundo. O FMI abriu sexta-feira e encerrou ontem sua assembleia anual conjunta com o Banco Mundial (Bird), com a participação de mais de 200 ministros de finanças e presidentes de bancos centrais.

Leia mais notícias em Economia

Para o ministro, a maior dificuldade em atender o antigo pleito de revisão da fórmula de cotas, que atribui a cada membro um peso específico na instituição, está na ;resistência à mudança; por parte de países europeus, interessados em preservar a atual posição de destaque. ;Os EUA são incapazes e a Europa não está disposta a cumprir com reformas previstas;, atacou.

Ministro acusa EUA de barrarem reformas que valorizam votos de emergentes no Fundo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação