Economia

Produto Interno Bruto espanhol cai 0,5% no primeiro trimestre deste ano

No último trimestre de 2012, o PIB da quarta economia da Eurozona registrou uma queda de 0,8%. No dia 9 de abril, o ministro da Economia, Luis de Guindos, estimou que a economia registraria uma queda de 5 ou 6 décimos

Agência France-Presse
postado em 23/04/2013 09:04
Madri - O Produto Interno Bruto (PIB) espanhol se contraiu 0,5% no primeiro trimestre de 2013, atingido pela persistente queda da demanda interna, estimou nesta terça-feira o Banco da Espanha.

[SAIBAMAIS]"Durante o primeiro trimestre de 2013, a economia espanhola prolongou o padrão da contração de atividade, embora a um ritmo mais atenuado que no trecho final do ano passado. Segundo a informação disponível, ainda incompleta, estima-se que o PIB tenha caído 0,5% em taxa intertrimestral", explicou o banco central em seu boletim de abril.



No último trimestre de 2012, o PIB da quarta economia da Eurozona registrou uma queda de 0,8% do PIB.

No dia 9 de abril, o ministro da Economia, Luis de Guindos, estimou que a economia registraria "uma queda de 5 ou 6 décimos (percentuais) no primeiro trimestre", seguida de um segundo semestre um pouco melhor, um terceiro "próximo a zero" e um último trimestre "com a possibilidade de um crescimento positivo em termos intertrimestrais".

Na segunda-feira 922/4), o ministro reconheceu que a queda da economia em 2013 seria de 1% a 1,5% do PIB, contra o 0,5% previsto inicialmente pelo governo. A economia espanhola, que voltou a entrar em recessão no fim de 2011, viu seu PIB retroceder 1,37% em 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação