Economia

McDonald's leva multa de mais de R$ 3 milhões por propagandas abusivas

A marca é acusada de promover as vendas de lanche com campanhas que o associam ao mundo infantil usando personagens, bonecos e atores mirins

Fernanda Borges/Estado de Minas
postado em 23/04/2013 11:38
Para o Procon, promoções do McLanche Feliz associam venda de alimentos a brinquedosA gigante de fast food McDonald;s foi multada em R$ 3,19 milhões por veicular comerciais considerados abusivos pelo Procon de São Paulo. A marca é acusada de promover as vendas de lanche com campanhas que o associam ao mundo infantil usando personagens, bonecos e atores mirins.

A rede McDonald;s afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a multa é fruto de um processo antigo e que a empresa mantém um posicionamento de transparência com seus consumidores desde 2006, quando os brinquedos passaram a ser vendidos separadamente das refeições. Em nota, a rede também informou que "vai discutir a multa aplicada em 2011 no Poder Judiciário;.

Relembre
O caso foi denunciado pelo Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, em abril 2010. Segundo a entidade, com essas práticas "o McDonald;s cria uma lógica de consumo prejudicial e incentiva a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação