Economia

Ministério das Finanças alemão pede à Eurozona consolidação fiscal

Para o ministério, a política adotada desde o início da crise na Eurozona, criticada por muitos interlocutores por considerar que freia o crescimento, é um sucesso

Agência France-Presse
postado em 23/04/2013 13:49
Berlim - O ministério alemão das Finanças pediu nesta terça-feira (23/4) à Eurozona que mantenha a rota traçada de disciplina orçamentária e reformas econômicas, em resposta aos comentários formulados pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.

"Devemos manter a linha que sempre defendeu a consolidação e o fortalecimento das bases do crescimento através das reformas, como a base de um crescimento são", pediu o ministério em sua nota.

Barroso havia sugerido que a tensão política e social na Eurozona pode se voltar contra a austeridade. "As políticas atuais alcançaram seu limite em muitos sentidos" porque "devem ter um mínimo de apoio político e social", disse.



Para o ministério alemão das Finanças, a política adotada desde o início da crise na Eurozona, criticada por muitos interlocutores por considerar que freia o crescimento, é um sucesso.

A Alemanha admite que cada país deve aplicar uma política de rigor em função de suas "especificidades e suas possibilidades", mas "dentro do respeito aos compromissos emitidos de tratados europeus e do pacto orçamentário".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação