Economia

Governo português apresenta medidas de incentivo à economia

Segundo as previsões oficiais, a economia se contrairá este ano 2,3% e o desemprego afetará mais de 18% da população ativa

Agência France-Presse
postado em 23/04/2013 16:03
Lisboa - O governo português apresentou nesta terça-feira (23/4) um plano para incentivar a economia baseado, principalmente, na ajuda às pequenas e médias empresas e exportações, em um momento em que a política de austeridade do país provoca muitas críticas e descontentamento social.

Ao final do conselho de ministros, o ministro da Economia, Alvaro Santos Pereira, apresentou um "memorando para o crescimento e o emprego", que será submetido aos agentes sociais e aos partidos políticos.

Santos Pereira anunciou a abertura de uma linha de crédito de 500 milhões de euros para incentivar exportações das PME. Estas deverão beneficiar-se dos juros para aumentar sua competitividade em relação à concorrência estrangeira.



"Temos de criar as bases da recuperação. Por isso, é preciso fomentar os investimentos, diversificar as fontes de financiamento de nossa economia, aumentar a produtividade, apostar na inovação e internacionalização de nossas empresas", afirmou.

O governo também pretende reduzir significativamente os impostos sobre as sociedades. A colocação em andamento desse plano pode esbarrar na realidade da situação econômica deste país onde a austeridade imposta pelos credores - a zona euro e o Fundo Monetário Internacional - agravou consideravelmente a recessão e o desemprego.

Segundo as previsões oficiais, a economia se contrairá este ano 2,3% e o desemprego afetará mais de 18% da população ativa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação