Economia

Petróleo fecha estável em Nova York, a U$ 89,18 o barril, nesta terça-feira

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em junho caiu um centavo a 89,16 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex)

Agência France-Presse
postado em 23/04/2013 17:46
Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo em Nova York fecharam próximo ao equilíbrio nesta terça-feira (23/4), hesitando entre o otimismo de Wall Street e os resultados ruins da China e Europa quanto ao consumo de petróleo.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em junho caiu um centavo a 89,16 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).

[SAIBAMAIS] Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com entrega em junho fechou a 100,31 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), uma queda de 8 centavos em relação ao fechamento de segunda-feira. "O mercado energético foi impulsionado pelo bom rendimento das bolsas", destacou Bart Melek, da TD Securities.



Contudo, a cotização do petróleo continua a ser pressionada "pelos indicadores na China e na Europa". Segundo cálculos do banco HSBC, a produção manufatureira na China desacelerou em abril.

Na zona do euro, a atividade do setor privado voltou a registrar uma contração em abril, ao mesmo ritmo que no mês anterior, com números negativos para a economia alemã. Estes dados voltam a posicionar como tema central as preocupações dos operadores sobre a demanda, declarou John Kilduff, especialista da Again Capital.

"Por um lado, a China continua a registrar crescimento, mas por outro, a zona do euro segue sem mostrar sinais de melhora, o que influi fortemente sobre a cotização do petróleo", disse Kilduff, que destacou que o mercado espera a publicação dos dados do primeiro trimestre do produto interno bruto dos Estados Unidos na quinta-feira.

O mercado tem se apoiado nos resultados das empresas nos Estados Unidos e na possibilidade crescente de que o Banco Central Europeu baixará as taxas de juros para estimular o crescimento da região, acredita Phil Flynn, da Price Futures Group.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação