O resultado da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), publicada nesta quinta-feira (25/4) pelo Banco Central, revela que o índice da inflação em 2014 pode sofrer elevação de 5,50% para 5,70%. Além disso, a inflação medida pela variação mensal do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou 0,74% em março, 0,26 pontos percentuais a mais do valor registrado no mesmo período do ano passado.
Entre os preços livres, os dos bens comercializáveis aumentaram 6,90%, e os dos bens não comercializáveis, 9,35%. Os preços do grupo alimentos e bebidas, ainda sensibilizados por fatores climáticos, variaram 1,14% em março. Os preços dos serviços aumentaram 8,38% em doze meses. Em síntese, a inflação de serviços segue em níveis elevados, e observam-se pressões no segmento de alimentos e bebidas.
Já o IBC-Br recuou 0,5% em fevereiro, após elevação de 1,4% em janeiro.Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a economia cresceu 3,8% em janeiro e 0,4% em fevereiro, com a taxa de crescimento acumulada em doze meses se deslocando de 0,8% em janeiro para 0,9% em fevereiro.