Agência France-Presse
postado em 29/04/2013 16:21
San Francisco - A China superou os Estados Unidos no ano passado como o principal mercado para os computadores pessoais (PCs), devido à demanda nas zonas rurais, de acordo com a consultoria de mercado IHS iSuppli.
As vendas de PCs na China totalizaram 69 milhões de unidades em 2012, enquanto nos Estados Unidos foram de 66 milhões, onde a crescente popularidade dos tablets e os smartphones fez diminuir as vendas de computadores portáteis ou de escritório, informou IHS. "A China ficou no topo do mercado de PCs pela primeira vez na história no ano passado, relegando os Estados Unidos à segunda posição", disse a IHS em um relatório do mercado dos computadores pessoais, PC Dynamics Market Brief.
Ao contrário de outros países do mundo, em que as vendas de computadores de escritório diminuíram frente às dos portáteis, a demanda na China se divide em partes iguais entre ambas as categorias, de acordo com a IHS. "A porcentagem de vendas de computadores de escritório relativamente alta na China se deve à grande demanda nas zonas rurais do país, que representam um segmento importante dos 1,34 bilhão de habitantes do país", disse o analista de IHS, Peter Lin. "Os consumidores tendem a preferir o formato escritório", acrescentou.
O IHS prevê que isso mudará nos próximos anos quando os computadores portáteis de preço competitivo ganharem popularidade e o mercado da China começar a refletir a relação mundial de 36%-64% entre PCs e portáteis. "O espaço dos PCs da China tem uma característica comum com o mercado de PCs em todo o mundo", disse IHS. "Como no restante do mundo, a demanda da China continua sendo fraca já que os consumidores optam pelo uso de aparelhos móveis como telefones celulares".
As vendas de PCs na China totalizaram 69 milhões de unidades em 2012, enquanto nos Estados Unidos foram de 66 milhões, onde a crescente popularidade dos tablets e os smartphones fez diminuir as vendas de computadores portáteis ou de escritório, informou IHS. "A China ficou no topo do mercado de PCs pela primeira vez na história no ano passado, relegando os Estados Unidos à segunda posição", disse a IHS em um relatório do mercado dos computadores pessoais, PC Dynamics Market Brief.
Ao contrário de outros países do mundo, em que as vendas de computadores de escritório diminuíram frente às dos portáteis, a demanda na China se divide em partes iguais entre ambas as categorias, de acordo com a IHS. "A porcentagem de vendas de computadores de escritório relativamente alta na China se deve à grande demanda nas zonas rurais do país, que representam um segmento importante dos 1,34 bilhão de habitantes do país", disse o analista de IHS, Peter Lin. "Os consumidores tendem a preferir o formato escritório", acrescentou.
O IHS prevê que isso mudará nos próximos anos quando os computadores portáteis de preço competitivo ganharem popularidade e o mercado da China começar a refletir a relação mundial de 36%-64% entre PCs e portáteis. "O espaço dos PCs da China tem uma característica comum com o mercado de PCs em todo o mundo", disse IHS. "Como no restante do mundo, a demanda da China continua sendo fraca já que os consumidores optam pelo uso de aparelhos móveis como telefones celulares".