Economia

Não há conflito entre crescimento e austeridade fiscal, afirma Merkel

A chanceler alemã afirmou que, enfrentar o desemprego era a "principal questão" para a Europa e seria necessário mais investimento, espaço para as empresas "respirarem" e menos burocracia

Agência France-Presse
postado em 30/04/2013 16:14
Chanceler alemã Angela MerkelBerlim - A chanceler alemã Angela Merkel disse ao novo primeiro-ministro Enrico Letta nesta terça-feira (30/4) que ela não vê contradição entre a disciplina orçamentária e a meta de crescimento econômico. "Para nós na Alemanha, a consolidação fiscal e o crescimento não se opõem, eles têm que andar de mãos dadas para gerar maior competitividade e, portanto, mais empregos", disse Merkel em uma coletiva de imprensa conjunta antes de conversar com o líder italiano de centro-esquerda, que criticou suas políticas de austeridade.

Merkel explicou o caso da Alemanha, dizendo que o objetivo era para "a Europa sair mais forte da crise" que antes e restaurar a confiança, com cada país lidando com seus desafios. A Itália "já percorreu um longo caminho", disse ela.



Merkel afirmou que, enfrentar o desemprego era a "principal questão" para a Europa e seria necessário mais investimento, espaço para as empresas "respirarem" e menos burocracia. Letta disse que a Itália, depois de dois meses de impasse político, "está emergindo mais forte da crise" e prometeu que o país "se ateria ao caminho da consolidação fiscal e a reparar as finanças públicas".

"Como dissemos em todos esses meses, em relação aos compromissos que cada país tem com a UE, fizemos a nossa parte", disse ele, de acordo com a tradução alemã. Merkel desejou muito boa sorte em seu novo governo e disse que ela espera intensificar a cooperação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação