Economia

Petróleo fecha com forte alta em Nova York após decisão do BCE

Como os investidores esperavam, o BCE decidiu cortar sua taxa de juros, a um mínimo histórico de 0,5%

Agência France-Presse
postado em 02/05/2013 17:40
NOVA YORK - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam com forte alta nesta quinta-feira em Nova York, impulsionados pela decisão do Banco Central Europeu (BCE) de reduzir as taxas de juros a um mínimo histórico e pelos dados positivos sobre os empregos.

O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega em junho subiu 2,96 dólares a 93,99 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex). O barril de Brent do mar do Norte para entrega em junho, subiu U$2,90 a U$102,85 o barril.

Esta forte recuperação da cotação do petróleo em Nova York, que apagou as perdas de quarta-feira, é um "movimento técnico ligado à queda da taxa do BCE e o avanço dos índices acionários, disse Tim Evans, do Citigroup.

Como os investidores esperavam, o BCE decidiu cortar sua taxa de juros, a um mínimo histórico de 0,5%, devido à persistente fragilidade da economia da zona do euro, especialmente pelo alto nível de desemprego.



Além disso, o presidente do BCE, Mario Draghi, disse que a entidade está pronta para flexibilizar ainda mais sua política monetária, com novas injeções de liquidez. "Este tipo de notícia sempre é boa para os ativos considerados de risco" como as matérias primas, já que favorece o fluxo de liquidez ao mercado, explicou Robert Yawger, de Mizuho Securities USA.

O preço do barril também foi impulsionado pelo anúncio de uma queda dos novos pedidos de seguro desemprego nos Estados Unidos na semana passada, atingindo um mínimo em cinco anos. Na quarta-feira, o mercado reagiu com forte queda aos dados de emprego da empresa ADP, que mostrou que as contratações no setor privado caíram com força no mês de abril.

Esses dados são observados com atenção pelos mercados, já que é considerado um indicador confiável sobre o tom do relatório mensal de emprego, que será publicado na sexta-feira pelo Departamento de Trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação