Economia

Obama pede ajuda ao Congresso para sanear mercado imobiliário dos EUA

Sete anos depois de estouro da bolha imobiliária, presidente avalia que situação "está melhorando"

Agência France-Presse
postado em 11/05/2013 16:00
Washington - O presidente, Barack Obama, comemorou este sábado, em seu programa semanal, a melhora do mercado imobiliário e pediu ao Congresso norte-americano que apoie sua proposta de um novo diretor da agência reguladora das agências de empréstimos imobiliários.

Sete anos depois do estouro da bolha imobiliária, "desatando a pior crise econômica desde a Grande depressão, que custou o trabalho a milhões de norte-americanos, que, além disso, perderam suas casas, nosso mercado imobiliário está melhorando", disse Obama em seu programa de rádio e internet semanal.

"As vendas estão subindo. A construção está crescendo. Os leilões estão sendo reduzidos. A construção está crescendo" e os preços estão subindo aos poucos, afirmou o presidente.



Desde que assumi "considerei prioridade ajudar de forma responsável os proprietários e evitar os comportamentos irresponsáveis que estão na origem das causas que detonaram a crise", expressou.

Segundo Obama, seu plano de reativação do mercado imobiliário ajudou dois milhões de pessoas a renegociar suas hipotecas, para economizar uma média de 3.000 dólares anuais.

Além disso, destacou que a nova agência reguladora está avançando para estimular programas de proteção, para que haja hipotecas mais curtas que permitam as famílias da classe trabalhadora que sofreram abusos a conservar seus bens.

O presidente reconheceu que ainda resta mais a fazer, incluindo fornecer mais ferramentas destinadas aos "proprietários responsáveis, que por diferentes motivos não podem conseguir acordos de refinanciamento".

Também defendeu as famílias da classe trabalhadora, "que devem mais por suas casas do que elas valem agora".

A economia norte-americana "e nosso mercado imobiliário está se encaminhado para a recuperação", afirmou, pedindo ao Congresso para aprovar uma isenção fiscal para os proprietários.

Além disso, Obama pediu ao Congresso para aprovar seu candidato para dirigir a Agência Federal de Financiamento de Habitações, Mel Watt, o organismo estatal que supervisiona as grandes agências de empréstimos imobiliários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação