Economia

Cai a participação das exportações nas vendas industriais brasileiras

A fraca demanda no mercado externo, a valorização do câmbio e a queda dos preços de produtos exportados estão entre os fatores impactantes para a redução do percentual

postado em 15/05/2013 12:26
A participação das exportações nas vendas industriais caiu no primeiro trimestre do ano, indica pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15/5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o levantamento, o índice ficou em 20,4%, no período, queda de 0,2 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre do ano passado. De acordo com o estudo, a queda ;interrompe uma trajetória de recuperação do indicador iniciada no terceiro trimestre de 2010;.

[SAIBAMAIS]A fraca demanda no mercado externo, a valorização do câmbio e a queda dos preços de produtos exportados estão entre os fatores impactantes para a redução do percentual. Por meio de nota, o economista da CNI Marcelo Azevedo destacou que as ;medidas adotadas pelo governo para desoneração da indústria são insuficientes para contornar esse cenário e ainda adicionar ganhos de produtividade;.



A participação dos produtos industriais importados no mercado interno bateu recorde, aponta a CNI. Segundo o levantamento, o coeficiente de penetração das importações alcançou 22% no primeiro trimestre. O resultado supera em 0,4 ponto percentual o do trimestre anterior. Já a concorrência com os produtos importados teve mais efeito na indústria extrativa. A participação dos importados nesse segmento cresceu 2,2 ponto percentual e registrou 47,2% no período. A indústria de transformação registrou 20,6% de participação de importados no mercado doméstico, uma alta de 0,3 ponto percentual em relação ao índice anterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação