Economia

Inadimplência do consumidor tem a segunda alta consecutiva, aponta Serasa

As dívidas com os bancos foram as principais responsáveis pela alta do índice em abril: aumentaram 6,7% e foram responsáveis por 2 pontos percentuais na composição do índice

postado em 16/05/2013 13:21
São Paulo - A inadimplência do consumidor no país registrou alta de 2,9% em abril na comparação com o mês anterior ; o segundo crescimento mensal consecutivo do ano. Na comparação com abril do ano passado, a inadimplência teve crescimento de 6,7%. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (16/5), são da Serasa Experian.

De acordo com a entidade, a inflação, o alto comprometimento do salário com dívidas, o crédito ;mais seletivo nas instituições financeiras; e o aumento dos juros contribuíram para o aumento da inadimplência do consumidor em abril.

[SAIBAMAIS]As dívidas com os bancos foram as principais responsáveis pela alta do índice em abril: aumentaram 6,7% e foram responsáveis por 2 pontos percentuais na composição do índice. Os títulos protestados cresceram 17,7%, mas só contribuíram com 0,2 ponto percentual do total.



No entanto, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços, como telefonia e fornecimento de energia elétrica) e os cheques sem fundos apresentaram variações negativas de 0,5% (-0,2 ponto percentual na composição do índice) e 2,1% (-0,2 ponto percentual), respectivamente.

No primeiro quadrimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice de inadimplência apresentou alta de 9,5%. No entanto, o crescimento está desacelerando. No primeiro trimestre do ano, o indicador havia registrado alta de 10,5%.

No primeiro quadrimestre de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor médio da inadimplência não bancária apresentou queda de 15,2% . Já os títulos protestados, as dívidas com os bancos e os cheques sem fundos tiveram alta de 0,1%, 7,5% e 10,5%, respectivamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação