Economia

Chile anuncia projeto de lei para eliminar tarifas a 49 países

O projeto de lei, que segue as recomendações feitas pela Organização Mundial de Comércio, favorecerá 34 países da África, 14 da Ásia e o Haiti

Agência France-Presse
postado em 16/05/2013 17:58
SANTIAGO - O Chile anunciou nesta quinta-feira (16/5) um projeto de lei para eliminar gradualmente tarifas para as importações provenientes de 49 países - em sua maioria da África - catalogados pela ONU como menos desenvolvidos, informou o ministro da Fazenda, Felipe Larraín.

A iniciativa "contribuirá para reduzir o custo das importações de petróleo, que é um produto central nas exportações destas economias", disse Larraín.

O Chile, um dos países com uma maior abertura comercial, tem umas taxas médias de cerca de 1%, graças a acordos comerciais selados com 60 países que representam 62% da população mundial.



O projeto de lei, que segue as recomendações feitas pela Organização Mundial de Comércio, favorecerá 34 países da África, 14 da Ásia e o Haiti, com os quais o Chile realiza poucas trocas comerciais.

Angola, Chade, Guiné Equatorial, Sudão e Sudão do Sul, Iêmen e Guiné-Bissau, serão os primeiros países a serem favorecidos pela eliminação das tarifas, informou um comunicado do Ministério da Fazenda.

Em 2012, as importações chilenas chegaram aos 79,278 bilhões de dólares, um crescimento de 5,8% frente a 2011. União Europeia, os Estados Unidos e a China já adotam medidas similares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação