Economia

Região do Nordeste lidera crescimento de adesão a planos de saúde

Número de usuários registrou uma expansão de 6,6% na região, com 6,5 milhões de contratos, enquanto o aumento na média nacional foi de 2,1%, totalizando 47,9 milhões

Rosa Falcão
postado em 17/05/2013 20:17
Mais emprego com aumento da renda. São fatores que impulsionaram o mercado de planos de saúde no Nordeste. Em 2012, o número de beneficiários cresceu três vezes mais na região do que na média nacional. O crescimento foi de 6,6%, contra 2,1% do Brasil. Existem 6,5 milhões de contratos na região e 47,9 milhões no país. Pernambuco, Bahia e Ceará são os estados nordestinos que puxaram a elevação da cobertura assistencial de saúde. Os dados são do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS, diz que a infraestrutura hospitalar de Pernambuco é o diferencial no Nordeste. Compara com o pólo médico de Goiás, que atrai usuários de toda a região Centro-Oeste. O executivo aponta o crescimento da economia pernambucana como fundamental para a comercialização de novos planos de saúde coletivos e individuais.



Mesmo com o crescimento três vezes maior da comercialização de planos de saúde em 2012, o Nordeste ainda tem baixa cobertura assistencial: de 12,1% contra 24,7% da média nacional. A expectativa de Carneiro é que essa diferença seja reduzida em pouco tempo, diante do potencial econômico da região. ;A expansão do mercado formal de trabalho e do número de empregos justificam a expansão do número de beneficiários;, reforça.

As empresas de medicina de grupo representam o segmento com maior penetração no mercado nordestino. Para Flávio Wanderley, presidente regional da Abramge, o resultado do estudo anima as operadoras a atuarem na região. ;Espelha um filão de mercado que precisa ser explorado e que vai agregar mais e melhores serviços de saúde;.

O estudo do IESS tem como base o último boletim estatístico do setor de saúde suplementar divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em 2012, o número de usuários de planos de saúde no país totalizou 47,9 milhões. O crescimento de 2,1% foi menor do que em 2011 (3,6%) e 2010 (6,9%). De acordo com o superintendente-executivo do IESS, o comportamento se deve à desaceleração da criação de empregos formais no último trimestre de 2012.

Um dado preocupante é o aumento da sinistralidade dos planos de saúde. O uso maior dos serviços de saúde pelos usuários ; cuja taxa foi de 85% ; é a maior dos últimos 12 anos. ;Esse índice é preocupante porque só sobram 15% para as operadoras pagaram as despesas administrativas e os tributos;, comenta o executivo do IESS.

Veja o estudo completo do IESS sobre o mercado de planos de saúde no país

Número de usuários registrou uma expansão de 6,6% na região, com 6,5 milhões de contratos, enquanto o aumento na média nacional foi de 2,1%, totalizando 47,9 milhões

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação