postado em 20/05/2013 08:26
Além de terem nascido como estatais da União, a Embraer, a Embrapa e a Petrobras, exemplos unânimes do sucesso da inovação industrial brasileira, têm um ponto em comum mais importante: o foco no comércio exterior. Com 60 anos de história, as três marcas também conseguiram apoio de capitais privados para estudar mercados e oferecer soluções competitivas, apesar do elevado custo para se produzir no Brasil e alguns episódios de ingerência política, concentrados na petroleira.
[SAIBAMAIS]"As vitórias colecionadas por elas não garantem o sucesso futuro, só reforçam a importância de uma permanente cultura de inovação", diz Mariano Francisco Laplane, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Ele lembra que, segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o número de pedidos de patentes vem crescendo em 1,5 milhão a cada ano, que resultam em mais de 500 mil patentes concedidas. ;É o foco no exterior e em grandes projetos, como da exploração do pré-sal, que tornarão o nosso parque produtivo competitivo a longo prazo;, completa.