Economia

Líderes europeus participam de reunião para lutar contra fraude fiscal

Os 27 governantes tentarão que convencer Áustria e Luxemburgo a suspender o sigilo bancário, para que o bloco possa a apresentar uma frente unida na reunião do G8

Agência France-Presse
postado em 22/05/2013 11:16
Bruxelas - A reunião de cúpula dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), que tem como objetivo lutar contra a fraude fiscal de cidadãos e empresas, começou nesta quarta-feira em Bruxelas. "Se queremos garantir que nossos cidadãos paguem impostos de forma honesta, devemos combater a fraude fiscal de forma decisiva. Por isto, hoje é um grande dia", disse a chanceler alemã, Angela Merkel.

Os 27 governantes tentarão que convencer Áustria e Luxemburgo a suspender o sigilo bancário, para que o bloco possa apresentar uma frente unida na reunião do G8 prevista para junho e que abordará o mesmo tema. "O objetivo desta reunião é convencer Áustria e Luxemburgo a alcançar um compromisso para tomar uma decisão ao fim do ano", disse o presidente francês, François Hollande.



[SAIBAMAIS]Os europeus pretendem ampliar a troca automática de informações entre os países a todo tipo de arrecadação. Mas Luxemburgo voltou a insistir que só aceitaria avançar se o acordo incluísse países terceiros, de fora da UE, como a Suíça.

Os europeus pretendem ainda debater medidas para melhorar o mercado interno de energia. Uma das propostas é criar um marco que permita aos países explorar o gás de xisto de maneira segura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação