Economia

Banco central dos EUA: Europa representa riscos para crescimento do país

O Fed espera um crescimento moderado da economia norte-americana com mais riscos de queda que de alta

Agência France-Presse
postado em 22/05/2013 17:21
Washington - A situação na Europa representa riscos para o crescimento nos Estados Unidos, considerou o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), na ata da última reunião de política monetária, que foi publicada nesta quarta-feira (22/5).

O Fed espera um crescimento moderado da economia norte-americana com mais riscos de queda que de alta, "especialmente pela situação na Europa", segundo a ata da reunião de 30 de abril e 1; de maio. A zona do euro acaba de registrar seu quarto trimestre consecutivo de queda de seu PIB.

A inflação nos EUA deve "permanecer sob controle até 2015", segundo as previsões do Fed, apesar de alguns de seus membros demonstrarem preocupações pelo fato de que está abaixo do objetivo do organismo, de 2% anual.



Quase todos os membros do Comitê, exceto um, votaram pela continuação da política monetária de taxas próximas a zero, mas vários expressaram sua vontade de ajustar, desde a reunião de junho, o volume de compra de ativos "se as informações econômicas recebidas até esse momento dão provas de um crescimento suficientemente sólido e duradouro".

Essas recompras de bônus permitem ao banco central injetar até 85 bilhões de dólares mensais ao mercado e manter as taxas futuras em níveis baixos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação