Economia

Governo quer que empresas ofereçam telefonia móvel a distritos distantes

Ministro das Comunicações: o governo pode oferecer linhas de crédito ou desonerações para que as empresas possam realizar a cobertura nas áreas que ficam afastadas das sedes dos municípios

postado em 22/05/2013 18:13
O governo já começou a conversar com empresas de telecomunicações para encontrar formas de atender cerca de 10 mil distritos de municípios que não têm cobertura de telefonia móvel no país. Atualmente, as empresas não têm obrigação de atender aos distritos que ficam a mais de 30 quilômetros das sedes. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o governo pode oferecer linhas de crédito ou desonerações para que as empresas possam realizar a cobertura nas áreas que ficam afastadas das sedes dos municípios.

;Queremos achar uma solução para isso, não dá para ficar indefinidamente sem esse serviço. Às vezes chega o sinal do município sede, a pessoa tem que subir na árvore para pegar o sinal;, disse Bernardo depois de reunião com os presidentes das principais empresas de telefonia móvel do país, durante o 57; Painel Telebrasil, promovido pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).



A oferta da telefonia móvel para os distritos está sendo negociada junto com a antecipação do prazo de conclusão das metas para a oferta de internet na área rural na faixa de 450 megahertz. Essa obrigação foi imposta às empresas que venceram o leilão de tecnologia 4G realizado no ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

;Sabemos que é um trabalho muito difícil por causa das condições geográficas, e que a área rural é menos rentável, mas também falei para eles que o governo está olhando isso como uma coisa muito importante. Achamos que tem tanta importância quanto fazer nas grandes regiões metropolitanas;, disse o ministro. As empresas devem começar a oferecer internet na área rural a partir do ano que vem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação