Economia

Consórcio espanhol disputará leilão do TAV Rio-São Paulo

Espanha espera repetir a façanha de 2011, quando venceu o mega-contrato do TAV Jidá-Meca-Medina

Agência France-Presse
postado em 27/05/2013 09:43
Um consórcio espanhol formado pelas empresas Adif, Ineco e Renfe vai disputar o leilão do governo brasileiro para o trem de alta velocidade (TAV) Rio-São Paulo-Campinas, anunciou nesta segunda-feira a ministra dos Transportes, Ana Pastor.

A Espanha espera repetir a façanha de 2011, quando venceu o mega-contrato do TAV Jidá-Meca-Medina, na Arábia Saudita, por 6,736 bilhões de euros, após uma batalha de vários meses a acertos políticos com a dupla francesa Alstom-SNCF.

[SAIBAMAIS]"É uma oportunidade única para confirmar a tecnologia ferroviária espanhola como referência mundial", ressaltou a ministra em um comunicado.

Líder europeia e número dois mundial em quilômetros instalados, a Espanha, mergulhada na crise e frente a um tráfego limitado em seu território, busca a salvação na expansão internacional.

A companhia ferroviária espanhola Renfe, o operador da rede de linhas de ferro Adif e a empresa pública de estudos sobre os transportes Ineco integrarão o consórcio, que também contará com grupos privados.

"A presença das três empresas é a garantia que nós oferecemos ao governo brasileiro uma oferta competitiva", considerou a ministra.



O anúncio do resultado do leilão para o projeto de TAV Rio-São Paulo-Campinas, no valor de 16,4 bilhões de dólares, e que deverá estar totalmente operacional em 2020, foi fixado para 19 de setembro de 2013.

Os candidatos devem apresentar seus projetos até 13 de agosto. Quase 20 empresas - grupos de construção, operadores ferroviários e fabricantes de equipamentos - mostraram interesse em participar, incluindo a francesa GEC Alstom, a alemã Siemens, a japonesa Mitsui, as espanholas CAF e Talgo e a sul-coreana Hyundai.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação