Economia

Ministro de Petróleo do Kuwait renuncia antes de audiência no Parlamento

Hussein evita ter que responder no Parlamento pela indenização de US$ 2,2 bilhões paga à empresa americana Dow Chemical

Agência France-Presse
postado em 27/05/2013 10:54
Citado pelo jornal Al-Qabas, Hussein espera que
Cidade do Kuwait
- O ministro kuwaitiano do Petróleo, Hani Hussein, apresentou sua renúncia, ao que parece para evitar ter que responder diante do Parlamento pela indenização de 2,2 bilhões de dólares paga à empresa americana Dow Chemical e por outras irregularidades, informou um jornal local nesta segunda-feira (27).

[SAIBAMAIS]Citado pelo jornal Al-Qabas, Hussein espera que "o novo ministro do Petróleo dê sua aprovação à grande remodelação" que efetuou na semana passada no setor petroleiro.

O Al-Qabas afirma que a renúncia será anunciada oficialmente ainda nesta segunda-feira. Na remodelação realizada na semana passada, Hussein nomeou os funcionários de oito filiais da Kuwait Petroleum Copr. (KPC) e outros diretores da companhia estatal.

Hussein, ex-presidente da KPC, ocupava o cargo de ministro do Petróleo há quinze meses. Após a eleição em dezembro do novo Parlamento, Hussein foi por diversas vezes alvo dos deputados por supostas irregularidades.



Um dos casos mais conhecidos é o pagamento de uma indenização de 2,2 bilhões de dólares à Dow Chemical pela anulação em 2008 de um projeto conjunto, após uma arbitragem da Câmara Internacional de Comércio.

O caso afundou o Kuwait em uma nova crise política e os parlamentares também pediram a presença do ministro do Interior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação