Agência France-Presse
postado em 28/05/2013 14:46
Nova York - A agência de classificação de risco Moody;s aumentou, nesta terça-feira (28/5), a perspectiva para o sistema bancário norte-americano pela primeira vez desde 2008, explicando que a melhora das condições econômicas compensam os desafios de taxas de juros em um mínimo histórico.[SAIBAMAIS] A Moody;s mudou a perspectiva do sistema bancário de "negativa" a "estável", alterando a perspectiva vigente desde a crise financeira. "O crescimento sustentável do PIB e a melhora das condições do mercado de trabalho vão ajudar os bancos a proteger seus fortalecidos balanços", disse em um comunicado, Sean Jones, diretor associado de gestão da Moody;s.
A Moody;s projeta um crescimento do PIB entre 1,5 e 2,5% no período 2013-2014 e uma queda da taxa de desemprego a um nível de 7,0%. Para a Moody;s, o maior obstáculo que o setor enfrenta é o nível mínimo em que se situam as taxas de juros, que marcarão os negócios durante os próximos 12 a 18 meses.
Enquanto as baixas taxas promovem o crescimento do emprego e melhoram a qualidade dos ativos dos bancos, reduzem as margens de incentivo a empréstimos mais flexíveis para que as entidades obtenham maiores retornos.