Economia

Estudo prevê queda das vendas mundiais de computadores em 2013

Por outro, o mercado de tablets deve registrar um crescimento de 58,7% este ano com 229,3 milhões de unidades vendidas

Agência France-Presse
postado em 28/05/2013 17:00
Nova York - Um novo estudo publicado nesta terça-feira (28/5) projeta que a venda de computadores cairá 7,8% em 2013, pelo atraso da decisão de compra de muitos clientes ou porque os consumidores optam por dispositivos alternativos.

A consultora IDC disse que a queda será provavelmente maior que a previsto até agora, acima dos 4% de 2012. A nova perspectiva reflete uma forte queda no volume de vendas do primeiro trimestre de 2012 e a reação dos consumidores a novos PCs com sistema operacional Windows 8, que incluem modelos mais finos, com telas de toque e multifuncionais.

"Muitos usuários perceberam que, o uso diário, como navegação, redes sociais, envio de e-mails e o uso de uma ampla variedade de aplicativos, não requer muita capacidade de processamento ou armazenamento", disse Loren Loverde, analista do IDC.

Esse tipo de usuário não renunciou necessariamente ao uso do PC quando precisa, "mas isso representa uma pequena fração de seu tempo", acrescentou Loverde.



A empresa IDC informou, no mês passado, que as vendas mundiais de computadores caíram 13,9% no primeiro trimestre de 2013, a pior contração desde o começo da pesquisa em 1994.

Por outro lado, segundo o IDC, o mercado de tablets deve registrar um crescimento de 58,7% este ano com 229,3 milhões de unidades vendidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação