Economia

Argentina espera colheita de grãos de 102,6 milhões de toneladas

O aumento da produção obtido "é consequência das colheitas recorde de milho, amendoim e cevada, além da melhor safra de sorgo dos últimos 30 anos e uma alta em torno de 26% na colheita de soja"

Agência France-Presse
postado em 28/05/2013 18:42
Buenos Aires - A Argentina, grande fornecedora mundial de alimentos, alcançará uma colheita de grãos de 102,6 milhões de toneladas na safra agrícola 2012/13, 11 milhões a mais que na anterior, informou nesta terça-feira (28/5) o Ministério da Agricultura.

"A colheita total de grãos 2012/13 alcançará (...) cifras que, em termos absolutos, a transformarão na segunda melhor safra da história argentina", disse o Ministério em um comunicado à imprensa.

O aumento da produção obtido "é consequência das colheitas recorde de milho, amendoim e cevada, além da melhor safra de sorgo dos últimos 30 anos e uma alta em torno de 26% na colheita de soja".

A produção de soja "subirá a 50,6 milhões de toneladas, com um aumento de 26%", informou o Ministério, frente aos 40 milhões de toneladas do ano passado por causa de uma forte seca.



Para a cevada, foi confirmada uma produção recorde de 5,16 milhões de toneladas, o melhor registro histórico, informou. Também é esperada uma colheita de 25,7 milhões de toneladas de milho (frente a 21,2 milhões do ano anterior), que significaria um recorde histórico.

As 900.000 toneladas de amendoim colhidas marcam, além disso, um aumento de 31,2% em relação às 686.000 obtidas no ano anterior, acrescentou a nota.

A Argentina é o terceiro produtor mundial de soja atrás dos Estados Unidos e Brasil e o primeiro exportador mundial de azeite e farinhas de soja, além de figurar entre os maiores exportadores de milho e trigo, segundo a secretaria de Agricultura

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação