Economia

Wal-Mart multado em US$ 110 mi por manejo impróprio de resíduos nos EUA

Até janeiro de 2006, o Wal-Mart não contava com um programa nem formava os funcionários de suas lojas para o manejo de resíduos perigosos, por exemplo os pesticidas devolvidos pelos clientes

Agência France-Presse
postado em 28/05/2013 19:04
Nova York - O grupo americano Wal-Mart, líder mundial do varejo, admitiu declarar-se culpado e pagar uma multa de 110 milhões de dólares em comum acordo com as autoridades americanas pelo manejo inadequado de resíduos perigosos, informou nesta terça-feira (28/5) o Departamento de Justiça.

Até janeiro de 2006, o Wal-Mart não contava com um programa nem formava os funcionários de suas lojas para o manejo de resíduos perigosos, por exemplo os pesticidas devolvidos pelos clientes, destacou o Departamento de Justiça em um comunicado.

Estes dejetos eram jogados em contêineres municipais ou em canalizações, no caso de líquidos, sendo inclusive transportados sem as adequadas medidas de segurança até um dos seis centros especializados do grupo nos Estados Unidos, acrescentou.



Tammy Dickinson, procuradora geral do Missouri (centro), acionou o grupo juntamente com o estado da Califórnia (oeste), o Estado americano e a Agência de Proteção ao Meio Ambiente (EPA), mencionando, entre outros, "caminhões cheios de produtos perigosos, entre os quais mais de dois milhões de libras (cerca de 900 toneladas) de pesticidas".

"Ao tratar de forma inadequada resíduos perigosos, pesticidas e outros materiais com os quais violavam as leis federais, o Wal-Mart representou um risco para o público e o meio ambiente e ganhou uma vantagem econômica com relação a outras empresas", comentou Ignacia Moreno, procuradora geral adjunta do Departamento de Justiça para assuntos ambientais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação