Economia

Vice-presidente dos EUA chega ao Brasil para aumentar cooperação energética

Biden, que também visitou nesta semana Colômbia e Trinidade e Tobago, fará nesta quarta-feira um discurso no Rio de Janeiro e se deslocará logo depois ao Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes)

Agência France-Presse
postado em 29/05/2013 09:33
O vice-presidente americano, Joe Biden, será recebido no Cenpes pela presidente da Petrobras, Graça Foster

Rio de Janeiro
- O vice-presidente americano, Joe Biden, chegou na noite de terça-feira ao Brasil com a meta de aumentar a cooperação em petróleo e gás em reuniões com o governo, empresários e com a direção da Petrobras.

O Brasil descobriu em 2007 enormes reservas de petróleo a entre 5 e 7 mil metros abaixo do nível do mar, sob uma espessa camada de sal, e busca se tornar um grande exportador de petróleo - inclusive aos Estados Unidos - até 2020. Atualmente, o Brasil extrai do pré-sal apenas 300.000 barris diários de petróleo.

A Petrobras produziu no ano passado 1,98 milhão de b/d de petróleo - um pouco menos que o consumo nacional diário - e está em uma corrida contra o relógio para mais que duplicar este número até 2020.

O Brasil também está interessado na tecnologia americana para explorar reservas de gás de xisto, que alterou o mapa energético dos Estados Unidos. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), o Brasil tem um grande potencial para o gás de xisto, sobretudo no sudeste.

[SAIBAMAIS]

Biden, que também visitou nesta semana Colômbia e Trinidade e Tobago, fará nesta quarta-feira um discurso no Rio de Janeiro e se deslocará logo depois ao Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes). Segundo a imprensa brasileira, será recebido no Cenpes pela presidente da Petrobras, Graça Foster. Também se reunirá com líderes empresariais e investidores no parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os Estados Unidos são o segundo sócio comercial do Brasil, atrás da China, que o ultrapassou em 2010.

Na quinta-feira, Biden se reunirá com agentes dos serviços de segurança brasileiros e visitará uma favela do Rio de Janeiro incluída no programa de pacificação do governo, cujo nome não foi divulgado oficialmente por motivos de segurança.

Leia mais notícias em Economia

Na sexta-feira, em Brasília, se reunirá com a presidente Dilma Rousseff e logo depois com o vice-presidente Michel Temer, antes de retornar a Washington.

Outros temas na agenda bilateral são a eliminação mútua de vistos de turismo para brasileiros e americanos e a multimilionária compra por parte do Brasil de 36 aviões caças, adiada várias vezes e disputada pela americana Boeing, pela francesa Dassault e pela sueca Saab.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação