Economia

PIB agropecuário cresce 9,7% e ajuda no crescimento da economia brasileira

O resultado, segundo o IBGE, pode ser explicado pelo bom desempenho de alguns produtos que possuem safra relevante no primeiro trimestre de 2013

postado em 29/05/2013 09:31
O desempenho do campo, mais uma vez, ajudou a garantir o crescimento da economia brasileira, mesmo que abaixo do esperado. O PIB agropecuário cresceu 9,7% no primeiro trimestre de 2013, ante o trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2012, o salto foi ainda maior: 17%. Em valores correntes, o campo movimentou R$ 59,7 bilhões.

[SAIBAMAIS] O resultado, segundo o IBGE, pode ser explicado pelo bom desempenho de alguns produtos que possuem safra relevante no período analisado e pelo crescimento da produtividade. Destaques para as safras de soja (23,3%), milho (9,1%), fumo (5,7%) e arroz (5,1%). "A alta da agropecuária na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior ; de 17% ; é a maior da série histórica do IBGE, iniciada em 1996".



Abaixo do esperado

O Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos) brasileiro cresceu 0,6% no primeiro trimestre de 2013, em relação aos últimos três meses do ano passado. O desempenho foi divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação